Quem vencerá a BPL 2015/16?

sábado, 22 de agosto de 2015

Curiosidades sobre o glorioso Barcelona

EU SEI DAS COISAS#2

HOJE FALAREMOS SOBRE O BARCELONA



   Já não é novidade todos apontarem o Barcelona como um dos maiores times do mundo, muito por seus jogadores sempre atraindo a atenção mundial conseguindo muitos títulos, além de seus mais de 40 ligas espanholas. Hoje veremos um pouco sobre esse glorioso time. 

  ORIGEM

   Em 22 de outubro de 1899, um ex-futebolista suíço, Hans Gamper, colocou um anúncio no jornal Los Deportes declarando seu desejo de formar um clube de futebol em Barcelona. Uma resposta positiva resultou em uma reunião no Gimnasio Solé, em 29 de novembro. Onze jogadores participaram: Walter Wild, Lluís d'Osso, Bartomeu Terradas, Otto Kunzle, Otto Maier, Enric Ducal, Pere Cabot, Carles Puyol, Josep Llobet, John Parsons e William Parsons.

Como resultado, o Foot-Ball Club Barcelona nasceu de forma cosmopolita, que paradoxalmente lhe caracterizaria juntamente com o espírito catalão, que o clube só exaltaria mais tarde.O nome em inglês, língua da terra de criação do futebol, a Inglaterra, era comum na época. As cores também seriam influência externa: diz a lenda que Gamper teria inspirado-se nas do Basel, equipe da qual fora capitão, para escolher as do novo clube. Seriam, portanto, vermelho e azul. O vermelho acabaria substituído pelo grená, por ser esta a cor que o desenhista do escudo possuía a disposição.


O anúncio em que Hans "Joan" Gamper (grafado "Kans Kamper") expressava seu desejo em montar um time de futebol.
Em 1902, o clube ganhou seu primeiro troféu, a Taça Macaya, e também disputou sua primeira final de Taça do Rei, perdendo de 2 a 1 para o Bizcaya.


ESTILO DE JOGO

Não sei se você sabe mais o chato e eficiente estilo de jogo denominado de Tiki Taka surgiu no Barcelona quando era treinado pleo renomeado Pepe Guardiola. Esse estilo  de jogo revolucionou o mundo futebolístico levando a Espanha a obter seu primeiro título mundial. Também com esse estilo o Bracelona foi capaz de vencer sem dificuldades  a liga espanhola e a Champions Ligue em cima do poderoso time do Manchester United, onde ficou marcado pela facilidade e pela despedida do lendário goleiro Van Der Sar.

APELIDO

Os torcedores do Barça são chamados de Culé. Mas afinal o que quer dizer Culé? Entre 1909 a 1922, os blaugranas jogaram no campo da Rua Indústria. Neste, que foi o primeiro estádio de propriedade do clube, cabiam apenas seis mil pessoas nos dois andares da arquibancada. Ou seja quando o jogo era importante e o estádio ficava cheio, o pessoal que sentava no último degrau, ficava literalmente com o "traseiro" pegando um vento. As torcidas adversárias resolveram implicar com os barcelonistas e os apelidou de culés. Já que “cul” em catalão quer dizer, justamente, "traseiro". 

SURRAS

Nem só de grandes vitórias e taças vive o Barcelona. O time já teve também dias negros na sua história e selecionamos duas derrotas marcantes. Em 8 de fevereiro de 1931, o Barça sofreu a maior goleada da história do campeonato espanhol quando encarou o Athletic Bilbao no San Mamés e  tomou uma sapatada de 12 a 1 dos Leões, que dominavam o futebol espanhol naquela década. Doze anos depois a surra foi quase tão grande. Após vencer o Real Madrid no jogo de ida das semifinais da Copa do Rei de 1943, o Barça viajou até a capital espanhola e foi humilhado. O primeiro tempo terminou 8 a 0 para os merengues e no final o placar da goleada foi 11 a 1 para os madrilenhos.   

HOOLIGANS

O Barça também tem seus baderneiros. Batizados pela imprensa espanhola como Los Morenos, os primeiros torcedores truculentos eram sócios do clube que formavam uma espécie de milícia particular de dirigentes como o presidente José Luís Nuñez. Eles protegiam o dirigente de companhias indesejadas e intimidavam jornalistas considerados inimigos. Alguns anos depois, o grupo se dissolveu. Surgiu então uma torcida organizada mais violenta ainda: os Boixos Nois. Este grupo é famoso pelo comportamento violento e confrontos com a polícia. Seus associados já foram condenados por ameaças de morte, assassinato, porte ilegal de armas, extorsão e tráfico de drogas além do envolvimento com o grupo político radical da extrema-direita catalã. 

ÍDOLOS

Um dos maiores ídolos da história do Barcelona jogou por quatro seleções diferentes e ainda assim não entrou em campo em nenhum jogo da Copa do Mundo. Sabem que é esse craque? O nome da fera é László Kubala. Homenageado com uma estátua na sede do clube por conta de sua habilidade e faro de gol, o atacante húngaro jogou pelo Barcelona entre 1950 e 1961 e fez história marcando 194 gols em 256 partidas. Filho de pai polonês e mãe eslovaca, Kubala nasceu na Hungria e defendeu três seleções, a Tchecoslováquia, terra da sua mãe, a Hungria, onde nasceu, e a Espanha, onde brilhou com a camisa do Barça. Jogou também pela seleção da Catalunha, que não é reconhecida pela Fifa. Mas mesmo com um currículo tão vasto, Kubala morreu lamentando não ter jogado nenhuma partida da Copa do Mundo. Ele até foi à Copa de 1962 com a Espanha, mas lesionado, não entrou em campo.   

AMISTOSO SURREAL

Usualmente o Barcelona mede forças com outros gigantes como o Real Madrid, Manchester United, Bayern, Milan e outros. Mas em 1956 o time catalão fez um amistoso com a humilde Portuguesa Carioca. É isso mesmo: a Portuguesinha estava excursionando pela Europa e enfrentou o Barcelona no dia 19 de abril de 1956 em Mônaco. O jogo fez parte das comemorações do casamento do príncipe de Ranier com a estrela de Hollywood Grace Kelly. Neste amistoso surreal, a Lusa carioca fez boa partida e segurou os craques do Barça em um empate por 0 a 0 no estádio Louis II.
Vlw galera espero que tenham gostado, flw ai gurizada peladeira #WHU4EVER

Nenhum comentário:

Postar um comentário